terça-feira, 30 de outubro de 2018

Polícia Militar apreende mais de 10kg de maconha no Bairro do João Paulo




Em uma ação inteligente realizada na manhã dessa segunda-feira (29), a Polícia Militar do Maranhão conseguiu apreender cerca de 12 tabletes de maconha, um pouco mais de 10 quilos. O material ilícito foi apreendido no Bairro do João Paulo, em São Luís.

A operação foi coordenada, de forma conjunta, pelo Comando de Sobrevivência em Área Rural (Cosar) e pelo Batalhão do Choque, após recebimento de informações anônimas, que relatavam a conduta suspeita de dois indivíduos em uma motocicleta, na Rua da Cerâmica.

Ao chegarem ao local citado nas informações, os policiais surpreenderam os suspeitos que se livraram de uma bolsa e conseguiram se evadir do local. Na bolsa, foram apreendidos 10,792kg de entorpecentes, sendo 12 tabletes grandes e sete pequenos de maconha.

A Polícia Militar deu continuidade nas diligências no intuito de prender os responsáveis pelos entorpecentes, mas sem êxito.

A droga foi apresentada no 2º Distrito Policial do Bairro do João Paulo para as decisões cabíveis .

(Informações da SSP-MA)

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Eleições registraram 11 acidentes neste fim de semana



Onze acidentes foram registrados de sexta-feira até este domingo (28) nas rodovias que cortam o Maranhão.

Três pessoas morreram e onze ficaram feridas. É o que aponta relatoria da Polícia Rodoviária Federal sobre a Operação Eleições.

Foram penalizados 275 condutores infratores por excesso de velocidade, não uso do cinto de segurança, não uso do capacete, ultrapassagens indevidas e embriaguez ao volante.

Além disso, foram realizados 119 testes de alcoolemia, e nenhum acidente por embriagues foi registrado. Também não houve registro de crime eleitoral.
No sábado, foi registrado um na BR-010 em Governador Edison Lobão e outro na BR-316 em Santa Inês.

Já no domingo, na BR-135 entre o povoado Entrocamento e a cidade de Miranda do Norte, um jovem de 17 anos perdeu a vida.

Foram prestados 15 auxílios a usuários e 292 pessoas foram alcançadas pelos trabalhos de educação para o trânsito

Idifusora

Paço do lumiar: Domingos Dutra (PCdoB) desafia Ministério Público do MA




Em descumprimento à determinação do Ministério Público do Maranhão, a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar voltou a pintar as paredes pela cor roxa,  conforme foi determinado e exigido pela autoridade ministerial.

No inicio do mandato diversos prédios públicos municipais estavam sendo pintados com detalhes na cor roxa o que seria a logomarca da campanha da esposa do prefeito Domingos Dutra, Núbia Dutra, mas o Ministério Público, por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Paço do Lumiar, ingressou com uma Ação Civil Pública contra a pintura na referida cor por entender que se tratava de vinculação política, obrigando a Prefeitura a tirar o roxo das fachadas. Hoje como podemos ver nas imagens o muro do prédio em construção da UPA voltou  a ser pintado com a cor roxa.

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) no início do ano, ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) contra Domingos Francisco Dutra Filho, prefeito do município de Paço do Lumiar, por atos de improbidade administrativa. Além do prefeito, o órgão ministerial ingressou com uma ACP contra a atual secretária municipal de Fazenda, Administração e Finanças, Neusilene Núbia Feitosa Dutra. O motivo é a pintura de prédios públicos nas cores características das atividades políticas de Núbia Dutra.

De acordo com o Ministério Público a cor roxa foi utilizada por Núbia Dutra em suas últimas campanhas eleitorais, em 2012, 2014 e 2016. A atual secretária de Fazenda, Administração e Finanças teria a pretensão de se candidatar a deputada federal na próxima eleição, em 2018. Com isso, o órgão ministerial afirma que a cor roxa estaria sendo utilizada como material de propaganda institucional em favor da campanha de Núbia.



Na Ação, o Ministério Público pede que Domingos e Núbia Dutra sejam condenados ao pagamento de R$ 50 mil em danos morais difusos. Em resposta à  ação a prefeitura até  recuou da implantação do roxo nos prédios públicos mas agora retornou.
 Dutra estaria desafiando o ministério público, ou acha que pode fazer o que bem entender e quiser? Ficam aí  esses questionamentos.

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Justiça decide que Lucas Porto vai a júri popular pela morte de Mariana Costa


Lucas Porto confessou ter estuprado e matado Mariana Costa em novembro de 2016 — Foto: Reprodução/ TV Mirante
Lucas Porto confessou ter estuprado e matado Mariana Costa em novembro de 2016

O juiz da 4ª Vara do Tribunal do Juri, José Ribamar Goulart Heluy Jr, decidiu pelo júri popular de Lucas Porto no processo do assassinato da publicitária Mariana Costa, na noite do dia 13 de novembro de 2016. A decisão ocorreu em audiência de instrução realizada nesta quinta-feira (25). A data do júri apenas poderá ser determinada após esgotados todos os recursos da defesa.

Mariana Costa era sobrinha-neta do ex-presidente da República José Sarney e foi encontrada morta no apartamento onde morava, no bairro Turu, em São Luís. As investigações da polícia apontaram que ela foi morta por asfixia e também foi estuprada. Na época, o empresário e cunhado de Mariana, Lucas Porto, confessou o crime.

A motivação seria uma atração que ele tinha por Mariana. Após ser preso, Lucas Porto segue na Penitenciária de Pedrinhas como preso provisório e responde pelos crimes de estupro, homicídio e feminicídio.

Mariana Costa foi estuprada e morta pelo próprio cunhado, Lucas Porto. Após a prisão, nos últimos anos Porto vinha fazendo diversos exames de avaliação psicológica a pedido da defesa, que alega que ele tem problemas mentais. A estratégia busca amenizar a pena sobre o empresário.

No entanto, durante o andamento do processo um laudo de insanidade mental de Lucas Porto apontou que ele foi "completamente responsável pelos atos que praticou (estupro e homicídio)". O laudo foi enviado à justiça no dia 21 de fevereiro deste ano.

Mariana Costa foi estuprada e morta pelo próprio cunhado, Lucas Porto — Foto: Arquivo pessoal / Facebook
Mariana Costa foi estuprada e morta pelo próprio cunhado, Lucas Porto



FONTE: G1MA

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

PM apreende ficha de cadastro do Bonde dos 40 no Ipase




As facções criminosas estão tomando conta de todo o território maranhense, chegando a praticamente todos os locais do estado. Para tomar de conta de todo esse aparato criminoso e saber quem faz parte ou não da "organização", os líderes da facção conhecida como o Bonde dos 40 estão realizando um cadastro para seus "filiados".

Uma ação do Grupo Tático Móvel (GTM) do 8° Batalhão da Polícia Militar, que faz circunscrição em vários bairros da capital maranhense, capturou duas pessoas na Vila Cristina, localizada na região do Ipase de Baixo, nas proximidades da Ponte do Caratatiua. 

Durante a revista, os policiais militares encontraram um papel, com brasão do Bonde dos 40 e o nome "cadastro".

Neste "documento" o integrante da facção criminosa tem que colocar seus dados completos e ainda informar sua situação: preso ou em liberdade.

O que chama a atenção é o fato de que as pessoas que querem fazer parte ter que informar quem são os "padrinhos" e "senha de origem".

Já para quem se encontra preso, tem que expor se exerce alguma função na "organização", se é contribuinte, qual a cadeia, pavilhão e se tem ou não visitante. Para quem está em liberdade as perguntas são quase as mesmas.

Por fim, o filiado tem que destacar o comprovante de cadastro, para provar que faz parte dessa organização criminosa.

No documento de cadastro, uma mensagem: "Paz, Justiça,  União e Igualdade para todo". BONDE DOS 40

Fonte aQui MA

BOMBA! "DOTÔRA" NÚBIA DUTRA É PUNIDA PELA OAB



Em que pese adorar ser tratada como DRA. NÚBIA, a primeira dama de Paço do Lumiar mente quando afirma que é Advogada atuante. Primeiro porque nunca advogou, no máximo acompanhou o marido nas suas peripécias para perseguir aliados. Segundo, porque está SUSPENSA pela Ordem dos Advogados do Brasil.

A suspensão é uma das formas de punição aos maus profissionais de Direito inscritos na OAB, como previsto no Estatuto da Advocacia:

Art. 35. As sanções disciplinares consistem em:
I - censura;
II - suspensão;
III - exclusão;
IV - multa.

Em consulta no Cadastro Nacional dos Advogados, aparece a situação da folclórica Núbia Dutra que mantinha três inscrições de Ordem, uma principal no Distrito Federal e duas suplementares: no Maranhão (cancelada) e no Tocantins, estado bastante agraciado pelas emendas do ex-deputado Domingos Dutra!

O motivo da suspensão é sigiloso, todavia, pelo prazo máximo de 01 ano (ou mais) a  farfante Núbia Dutra pode ser chamada de tudo, menos de “dotôra”.

Art. 37.
§ 1º A suspensão acarreta ao infrator a interdição do exercício profissional, em todo o território nacional, pelo prazo de trinta dias a doze meses, de acordo com os critérios de individualização previstos neste capítulo. Veja as imagens do site da OAB que comprovam as punições nos três registros, em capitais diferentes para a primeira dama de Paço do Lumiar:




segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Prefeito Dutra é isolado em evento pela equipe do governador Flávio Dino



"Uma imagem vale mais que mil palavras" diz um ditado popular. E é  tudo o  que a imagem acima diz sobre a forma e o  tratamento que o prefeito Domingos Dutra (PCdoB) recebeu em evento feito pelo governador de mesmo partido, ofertado ao candidato presidenciável Fernando Haddad (PT), no qual Dutra já foi até companheiro de partido.

Uma fonte palaciana confirma que  prefeito luminense foi totalmente isolado no evento, pôde até tirar umas fotos com o Haddad, mas nada de aproximação com o governador que afirma que não o quer por perto.

A foto do evento confirma o relacionamento do palácio dos leões com o prefeito, a foto oficial em sua rede social só  apenas confirma o que já se fala em todo o estado. O prefeito Dutra está isolado e jogado  à própria sorte.

domingo, 21 de outubro de 2018

Eliziane Gama foge de Haddad!


A deputada federal e senadora eleita Eliziane Gama (PPS) foi a ausência mais notada durante caminhada do presidenciável Fernando Haddad (PT) pelas ruas do bairro do Anil, em São Luís, na manhã deste domingo (21).
Depois de votar a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e ser alcunhada pelos maranhenses de golpista, Eliziane parece ter mudado de ideia ao ter sido eleita senadora. Na coletiva após a vitória do dia 07 de outubro, ela declarou apoio ao candidato Fernando Haddad.
Mas tudo parece não ter passado de mera empolgação com o resultado das urnas. Logo no primeiro ato do candidato petista no Maranhão, Eliziane fugiu não se sabe ainda por qual motivo.
O anúncio de apoio de Eliziane a Haddad, aliás, foi motivo de uma briga interna entre os evangélicos. Talvez por isso ela tenho recuado do posicionamento.
Com a palavra, Eliziane…
Fonte: Marrapa

Ricardo Murad é solto pela Polícia Federal!



De acordo com o site Informante, o TRF1 mandou soltar Ricardo Murad na noite deste sábado (21).
O ex-secretário de Saúde do Maranhão estava encarcerado desde quinta-feira (19) na sede da Polícia Federal, em São Luís, sob a acusação de comandar uma suposta quadrilha que teria desviado mais de R$ 2 milhões em recursos da Saúde para financiar a publicação de matérias em blogs, sites e jornais da capital e de Imperatriz.

Segundo o Ministério Público Federal, ele ainda teria se beneficiado de informações privilegiadas vazadas por agentes públicos com o objetivo de criar embaraços à Operação Sermão aos Peixes, deflagrada em 2015 pela Polícia Federal.
Ricardo Murad também é apontado pela PF como o chefe da organização criminosa que desviou R$ 1,2 bilhão em recursos do Fundo Nacional de Saúde.

Marrapa

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Facção criminosa comemora aniversário no Maranhão debochando das autoridades governamentais




A facção criminosa denominada "bonde dos 40" comemora hoje aniversário de criação de de práticas de crimes no estado do Maranhão. A facção bonde dos 40 é  a maior representação criminosa do estado, tendo suas ramificações em todo o Maranhão, os seus membros seguem determinações de seus líderes tanto de dentro dos presídios como de fora. Hoje circulou uma mensagem nas redes sociais para que houvesse uma comemoração e queima de fogos exatamenre às 19:00.
Vejam a mensagem abaixo:


BOMBA! Anulada a eleição da presidência da Câmara vereadores de Paço do Lumiar



Por essa o atual e reeleito presidente da casa legislativa de Paço do Lumiar, vereador Marinho do Paço (PROS) não esperava. A eleição que o consagrou como reeleito foi anulada, sabendo que cabe recurso no judiciário veremos a seguir uma grande briga declarada. Lembrando que se houver uma nova eleição os nossos edis deverão votar nominalmente uma vez que os mesmos aprovaram em plenária de votação a extinção do voto secreto.

Em almoço, deputados eleitos confirmam apoio à reeleição de Othelino na Assembleia

Othelino Neto reuniu 35 deputados estaduais eleitos para um almoço de boas-vindas em sua residência



O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB), reuniu 35 deputados estaduais eleitos para um almoço de boas-vindas em sua residência nesta quinta-feira (18). Todos reafirmaram apoio à reeleição do parlamentar que segue firme nas adesões por sua permanência na Presidência da Casa.
“Agradeço a manifestação de apoio dos deputados eleitos que acreditam e reconhecem o nosso trabalho à frente da Presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. Este momento é de confraternização para que comecemos a interagir com os colegas que estarão conosco nos próximos anos neste novo mandato”, ressaltou Othelino Neto.
Para a deputada Ana do Gás (PCdoB), uma das parlamentares presentes no almoço, Othelino tem feito um grande trabalho na Assembleia Legislativa do Maranhão e precisa dar continuidade a essa importante aliança política com os colegas. “Nós nos sentimos seguros com Othelino, pois ele sempre defendeu os deputados, tanto de governo, quanto de oposição, sem fazer qualquer distinção. Nada mais justo que reconduzi-lo novamente à presidência da Casa”, afirmou.
O deputado Glalbert Cutrim (PDT) ressaltou o posicionamento do PDT, que terá a maior bancada na Assembleia Legislativa do Maranhão a partir de 2019, e que decidiu, por unanimidade, apoiar a reeleição de Othelino. “Ele é uma pessoa que sempre respeitou a todos na Casa e temos certeza de que ele continuará fazendo um grande trabalho na próxima gestão”, frisou.
Novato na Assembleia Legislativa, a partir de 2019, o deputado eleito Leonardo Sá (PRTB) disse que o melhor nome para conduzir a Assembleia Legislativa é o de Othelino Neto. Ele disse que tem uma relação pessoal muito forte de amizade com o futuro colega de parlamento, além de já terem feito alianças políticas, como foi em Pinheiro nas eleições municipais passadas. “Já estamos fechados. Ele é meu candidato a presidente da Alema”, reforçou.
Presente também no almoço, o deputado Neto Evangelista (DEM) destacou que Othelino Neto cumpriu, com êxito, uma grande missão quando foi vice-presidente da Assembleia. Como presidente, soube conduzir a Casa com sabedoria e instalou uma harmonia grande entre os poderes constituídos do estado. “Ele tem condições de continuar tocando a Presidência da Assembleia, da forma como fez nesta sua gestão. É uma grande força política no estado, demonstrou isso nessas eleições, portanto é o meu candidato a presidente”, frisou.
Nos últimos dias, Othelino Neto recebeu apoio dos deputados eleitos Zé Inácio (PT), Helena Duailibe (Solidariedade), Welington do Curso (PSDB), Detinha (PR), Leonardo Sá (PRTB), Pará Figueiredo (PSL), Neto Evangelista (DEM), Mical Damasceno (PTB), César Pires (PV), Pastor Cavalcante (PROS), Wendell Lages (PMN), Cleide Coutinho (PDT), Duarte Jr (PCdoB), Zé Gentil (PRB), Márcio Honaiser (PDT), Dra Thaíza (PP), Adriano Sarney (PV), Carlinhos Florêncio (PCdoB), Professor Marco Aurélio (PCdoB), Fernando Pessoa (Solidariedade), Andrea Rezende (DEM), Edson Araújo (PSB), Rafael Leitoa (PDT), Ana do Gás (PCdoB), Adelmo Soares (PCdoB), Rigo Teles (PV), Glalbert Cutrim (PDT), Paulo Neto (DEM), Daniella Tema (DEM), Vinícius Louro (PR), Yglésio Moisés (PDT), Hélio Soares (PR), Antônio Pereira (DEM), Ciro Neto (PP), Roberto Costa (MDB), Fábio Macedo (PDT), Rildo Amaral (Solidariedade) e Ricardo Rios (PDT).
Estiveram presentes o senador eleito Weverton Rocha (PDT); os deputados federais Rubens Pereira Jr. (PCdoB); Márcio Jerry (PCdoB); Gil Cutrim (PDT) e André Fufuca (PP); o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro (PCdoB); e o presidente da Câmara de vereadores de São Luís, Osmar Filho (PDT).

Fonte: Blog Vandoval Rodrigues

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Lucas Porto participa de audiência pelo assassinato da cunhada semana que vem



Participa de audiência de instrução na próxima quinta-feira (25), às 9h, no Fórum Desembargador Sarney Costa, Lucas Leite Ribeiro Porto, assassino confesso da publicitária Mariana Menezes de Araújo Costa Pinto, sobrinha-neta do ex-presidente da República, José Sarney. Uma testemunha de defesa deve participar da audiência.
Em maio deste ano, segundo movimentação do processo de Lucas Porto, o laudo pericial de insanidade mental atestou que o acusado “é completamente responsável pelos atos que praticou (estupro e homicídio)”.
Segundo o registro judicial, a defesa do então empresário entrou com pedido, no dia 19 de março, de revogação da prisão preventiva ou subsidiariamente, a conversão desta em prisão domiciliar ou monitoração eletrônica. O argumento é que teria havido excesso de prazo para a conclusão dos laudos periciais.

RELEMBRE O CASO
Mariana Costa foi encontrada desacordada no apartamento dela, no dia 13 de novembro de 2016, no bairro do Turu. Com o apoio de imagens do circuito interno de videomonitoramento do condomínio de Mariana, além de outras provas colhidas na investigação do caso, o cunhado – Lucas Porto – se tornou o principal suspeito da investigação. A cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Estado concluiu que Lucas Porto estuprou e matou Mariana por asfixia. No dia 16 de novembro, o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, anunciou que Lucas havia confessado o crime. Em 14 de novembro de 2016, Lucas Porto teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Maranhão

Fonte: Idifusora

Carreta atropela ciclista na BR 135!



_A vítima teve morte imediata _

A Polícia Rodoviária Federal atendeu por volta das 14h05 desta quinta-feira (18), no km  13 da BR 135, em São Luís-MA, um acidente tipo atropelamento de ciclista que vitimou um rapaz de aproximadamente quarenta anos.



Como aconteceu

O acidente se deu no sentido crescente da rodovia, quando o condutor de uma carreta Scania, para evitar uma colisão traseira, desviou o veículo de carga para o acostamento e atropelou o ciclista. A vítima seria um borracheiro da área de Pedrinhas. O condutor da carreta abandonou o veículo e fugiu do local em um passeio de um amigo dele. A equipe PRF saiu em busca do acusado e o encontrou próximo à Estiva. Ele foi conduzido para a UOP PRF de Pedrinhas e em seguida para a delegacia de Polícia Civil.


Fonte: PRF

Congresso mantém aumento do piso salarial de agentes de saúde


Deputados e senadores reunidos em sessão conjunta do Congresso Nacional nesta última quarta-feira (17) decidiram derrubar o veto (VET 32/2018) do presidente Michel Temer ao piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Assim, voltará a valer a remuneração nacional da categoria prevista na medida provisória (MP) 827/2018, aprovada em julho pelo Congresso. A matéria segue para a promulgação.
Pela MP, os agentes receberão R$ 1.250 a partir de 2019; 1.400 em 2020 e R$ 1.550 em 2021.
O presidente da República sancionou a nova regulamentação profissional da categoria (Lei 13.708/2018), mas vetou os seis pontos do texto que tratavam do reajuste. Foi mantido apenas o veto que determina que, a partir de 2022, o piso seria reajustado anualmente em percentual definido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
De acordo com o Palácio do Planalto, a matéria aprovada pelo Congresso Nacional cria despesas obrigatórias sem estimativa de impacto orçamentário e viola a iniciativa reservada ao presidente da República no que diz respeito à criação de cargos e aumento de sua remuneração.
Derrubada do veto
Senadores e deputados que usaram a palavra durante a votação da matéria defenderam a derrubada do veto. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e a deputada Érica Kokay (PT-DF) destacaram o compromisso do Congresso na valorização desses profissionais.
— Aprovamos aqui este reajuste até 2021, foi vetado pelo Presidente da República, mas a última palavra é do Legislativo – ressaltou Flexa.
O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) disse que reajustar os salários dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias é o mesmo que aumentar o investimento em prevenção.
— Não é aumento de salário. Aqui está se falando em reequilibrar o salário desses profissionais. Sem eles não vamos conseguir controlar os diversos tipos de doenças, além de aumentar a despesa com a saúde curativa- avaliou.
O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) lembrou que o reajuste é uma luta antiga desses profissionais.
— São cerca 300 mil agentes de comunitários e 100 mil agentes de combate às endemias no país que desde o ano de 2013 vêm lutando para que possamos ter uma legislação que garanta as suas atividades e um salário digno – defendeu.
Por Agência Senado 

PAÇO DO LUMIAR: Domingos Dutra (PCdoB) sempre perseguindo os menores comerciantes



Desde o início de seu mandato, o prefeito de Paço do Lumiar tem tomado uma postura contrária à de todos os gestores que já passaram pela cidade. Na contramão social, o administrador luminense têm  cometido diversas atrocidades com os mais humildes. Enquanto os mais poderosos continuam se apoderando e dominando mais espaços comerciais na cidade.

Demolições e devastação tem sido lema no governo Dutra, a exemplo os comerciantes de décadas do calçadão, da praça do Viva Maiobão entre outros. Agora tem a demolição de mais uma área de comércio dos mais humildes na área da feira.  Todos com a promessa de que seriam locados para outro lugar, e até hoje só enganação e perseguição. É  de se lamentar.


quarta-feira, 17 de outubro de 2018

POLÍCIA CIVIL PRENDE TRAFICANTES QUE ATUAVAM NO BAIRRO SÃO FRANCISCO



Dando continuidade às ações de repressão ao narcotráfico, a POLÍCIA CIVIL, através da SENARC, com apoio operacional da SEIC, realizou na manhã de hoje (17/10), por volta das 06h, a "Operação Poleiro", que resultou no cumprimento de mandados de busca e prisão preventiva, expedidos pelo Juiz da Central de Inquéritos, em desfavor de integrantes de uma associação criminosa voltada para o tráfico de drogas com atuação notadamente no bairro São Francisco. Na ocasião, foram presos os investigados EDMILSON SANTOS COSTA FERREIRA JÚNIOR, vulgo "JUNIOR GALINHA", MÁRCIO DA SILVA GOMES, RONALDO SANTOS MARQUES, GREYDISON DOS ANJOS RAMOS e ROBERVAL DE SOUSA MUNIZ, este último, policial militar, lotado no 8o BPM, que passava informações privilegiadas aos traficantes em troca de compensação financeira.

A associação criminosa identificada comercializava, sobretudo, entorpecente do tipo cocaína e possuía entre seus consumidores pessoas de alto poder aquisitivo na capital maranhense. No momento do cumprimento dos mandados foram apreendidos papelotes de cocaína e o valor aproximado de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) em espécie com integrantes da associação.

Durante as diligências, foram sequestrados ainda, mediante autorização judicial, veículos pertencentes a integrantes da associação. Após o cumprimento dos mandados e  lavratura do auto de prisão em flagrante, os presos foram encaminhados ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, salvo o Sargento Roberval Muniz que foi encaminhado ao Presídio do Quartel do Comando Geral da PMMA, onde permanecerão à disposição da justiça.

36 PRESOS NÃO RETORNAM DA SAÍDA TEMPORÁRIA DO DIA DAS CRIANÇAS



A Secretária de Administração Penitenciaria, (SEAP) informou ao juiz da Vara das Execuções Penais na capital que dos 611 presos beneficiados com a saída temporária do Dia das Crianças.  Somente 36 não retornaram as Unidades Prisionais.

Em termos percentuais isso representa 5.8% dos presos que saíram. Nos últimos anos a evasão de presos durante as saídas temporárias tem diminuído bastante.  Basta comparar por exemplo com 2014 quando o número de presos que não retornavam chegava a cerca 20%. Os internos que não retornaram até o prazo determinado pela justiça são considerados foragidos e tiveram as prisões decretadas.

Fonte: Silvan Alves

Polícia prende suspeito de arrombar clínica odontológica


Um homem de 50 anos foi preso nesta última terça-feira (16), suspeito de arrombar uma clínica odontológica no centro de São Luís.
Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a identificação do suspeito Antonio Carlos da Silva Alves, conhecido como “Marujo”, foi realizada com o  auxílio de imagens das câmeras de segurança do local. Antonio Carlos da Silva Alves, que também é suspeito de outros arrombamentos no Centro Comercial da capital, foi preso na Avenida Camboa.
Os produtos eletrônicos roubados estavam escondidos em uma quitinete no bairro da Liberdade.
Antonio Alves foi  apresentado no Plantão  Central das Cajazeiras para as devidas providências
Fonte: ma10.com.br

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Dr.Yglesio: após eleito Deputado estadual, médico agradece votação visitando municípios.




Eleito com 39.804 votos, Dr. Yglesio (PDT), retornou a alguns municípios, agradecendo pela votação obtida. Como o blog Maiobão TV já havia previsto, o médico surpreendeu nas urnas, tendo uma votação expressiva e se elegendo com folga numa coligação onde estava disputando uma vaga com os "grandes" , inclusive com deputados de mandato.




Dr. Yglesio, de forma extremamente grata, retornou após o resultado das eleições à alguns municípios para reunir com lideranças e agradecer pela confiança depositada, mostrando desde já o homem de caráter e dignidade que foi durante toda sua campanha.
Yglesio  já passou pelos municípios de  Cururupu, Mirinzal, Alcântara e Bacuri, prometendo cumprir agenda em muitos outros onde também  obteve votação.

Com atitudes diferenciadas nos dias de hoje, Dr. Yglésio inicia sua jornada na Assembléia Legislativa deixando claro seu modo de fazer política: presente em suas bases e próximo de seus eleitores. Já que sua campanha foi feita nesses moldes.


Ministério Público solicita interdição temporária de veículos pesados em ruas na cidade de Viana



Devido ao tráfego constante e irregular de caminhões e caçambas pelas ruas São Benedito e São Miguel, do bairro Nazaré, o Ministério Público do Maranhão propôs, em 10 de outubro, Ação Civil Pública contra o Município de Viana, solicitando como medida liminar a imediata interdição do trânsito de veículos pesados nas duas vias.

A interrupção deve durar enquanto as obras de pavimentação, com blocos de concreto ou asfalto, não for concluída. A manifestação ministerial, assinada pelo promotor de justiça Gustavo de Oliveira Bueno, pede ainda que os trabalhos sejam iniciados no prazo máximo de 30 dias.

DANOS

Na ação, o promotor de justiça ressalta que o trânsito de veículos pesados está causando problemas de saúde aos moradores das duas ruas, principalmente respiratórios, devido à quantidade de poeira e areia que são levantadas pelo tráfego.

As caçambas transportam diariamente areia da localidade conhecida como Bom Lugar, na zona rural do município, para o Centro de Viana, onde a carga é entregue aos depósitos de material de construção.

O peso dos veículos e o da carga transportada também danificam a estrutura das galerias de escoamento de água da chuva e esgoto existentes na rua São Benedito.

Gustavo de Oliveira Bueno ressaltou que a Lei Municipal nº 281/12 proíbe a circulação de veículos pesados nas vias de acesso e em todo perímetro urbano de Viana.

Foi destacado ainda que, por mais de uma vez, o atual gestor se comprometeu a adotar medidas que resolvessem ou atenuassem os problemas das vias, mas nada foi feito.

Em resposta a ofício encaminhado pelo MPMA, em 25 de setembro de 2018, a administração municipal informou que a área seria incluída em um projeto de melhoramento de vias urbanas. No entanto, o promotor afirmou que a resposta “não resolve os anseios dos moradores da região, considerando a urgência e a situação de saúde daquelas pessoas”.

OUTROS PEDIDOS

A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Viana solicitou também o encaminhamento de Manoel da Vera Cruz Diniz Ferreira, morador da rua São Benedito, para avaliação médica, bem como a prestação de todo o auxílio necessário, incluindo medicamentos, para a recuperação de sua saúde.

Igualmente foi requerida a condenação do Município à obrigação de fazer para realizar as obras de pavimentação das ruas São Manoel e São Benedito, no prazo de 60 dias. Em caso de descumprimento, foi sugerido o pagamento de multa diária de R$ 5 mil, valor a ser revertido ao Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos (FEPDD).

Redação: Eduardo Júlio (CCOM-MPMA)

Pedreiras: Ônibus da empresa Viação Rios tombou na BR – 316 quando retornava de Codó




O ônibus da empresa Viação Rios, que faz linha Pedreiras a Codó, tombou por volta das 17:40h, quando retornava a Pedreiras, na tarde desta segunda-feira (15), após o Km 17, na BR – 316.

Segundo informações do vereador Elcinho Gírio, que vinha da capital piauiense, e, parou no local para conversar com as vítimas, disse que a pista estava molhada no momento do acidente, o ônibus rodou e acabou tombando.

Alguns feridos, segundo o parlamentar, foram levados para o Hospital Geral de Peritoró. Não foi registrado nenhum óbito.



Moradores serão despejados de área no Maiobão e Dutra se omite


Dutra e o Juiz Douglas que proferiu a sentença: na foto acima uma visita a Paço do Lumiar na campanha do comunista

Mesmo sob a promessa do prefeito Domingos Dutra, na época de sua campanha eleitoral, de  que os comerciantes não seriam retirados da localidade, uma sentença proferida pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha condenou o Município de Paço do Lumiar a demolir todas as construções ou edificações feitas na Área Verde 2 do loteamento Maioba, no Conjunto Maiobão, localizada entre as ruas 101 e 143 e as avenidas 04 e 15. Os outros requeridos na ação, ocupantes da Área Verde 2, foram condenados à obrigação de absterem-se de ocupar, utilizar, construir e edificar no local, bem como proceder à demolição de toda e qualquer edificação feita individualmente. O prazo para cumprimento das obrigações é de 4 anos, pois a Justiça entende como sendo razoável em função dos obstáculos e as dificuldades reais do gestor e as exigências das políticas públicas a seu cargo. A sentença tem a assinatura do juiz titular Douglas de Melo Martins.

Na ação, o Ministério Público pediu a condenação do Município de Paço do Lumiar a demolir todas as construções ou edificações feitas pelos demais requeridos na Área Verde 2, como obrigação de fazer, sob pena de ser imposta multa diária, bem como a condenação dos outros 15 requeridos, ocupantes da Área Verde 2. “Quanto aos fatos que fundamentam os pedidos, o Ministério Público alega que a Área Verde 2 do Loteamento Maioba (Conjunto Maiobão), localizada entre as Ruas 101 e 143 e as Avenidas 04 e 15, foi ocupada indevidamente por diversas pessoas para fins de comércio, desvirtuando a função a que é destinada por lei. Alega violação ao art. 22 da Lei nº 6.766/1979”, diz a ação.
Em julho de 2007, foi concedida pela Justiça uma liminar determinando que os réus que ocupam essa área se abstenham de ocupá-la, de nela edificarem e de ampliarem as construções existentes. Quanto ao Município de Paço do Lumiar, este deve exercer efetiva fiscalização sobre a área, mediante seu poder de polícia, a fim de impedir novas ocupações ou ampliações das já existentes, inclusive promovendo a demolição, se for necessário. Para o caso de descumprimento da liminar, foi arbitrada a multa diária de R$ 1 mil a cada um que a descumprisse.

O Município de Paço do Lumiar alegou, em contestação, que teria notificado todos os ocupantes que conseguiu localizar. Alegou, ainda, que a ocupação tomou fôlego em razão da construção de um muro e duas quadras no local pelo Estado do Maranhão. Ademais, confirma o exposto pelo Ministério Público na petição, no sentido de que a área se trata de área verde, pertencente ao Município de Paço do Lumiar, desde o registro do loteamento. “O Município de Paço do Lumiar realizou levantamento das ocupações da Área Verde 2, no qual foram identificadas 53 edificações no local. Durante a inspeção judicial, verificou-se obras em andamento na Área Verde 2, mesmo diante da decisão liminar que as proibiu desde o dia 09/07/2007”, destaca a ação.

“No caso dos autos, ficou comprovado que os réus ocupam indevidamente parcela da Área Verde 2 do loteamento Maioba (Conjunto Maiobão), localizada entre as Ruas 101 e 143 e as Avenidas 04 e 15 (v. fls. 663-678). Durante o processo, o número de edificações ilegalmente erguidas no local aumentou, mesmo diante da liminar concedida em 2007. As ocupações são ilegais, pois, conforme já explicitado, as áreas públicas decorrentes de loteamento não são passíveis de utilização exclusiva por particulares em detrimento de toda a coletividade. Trata-se de apropriação particular de bem público de uso comum do povo”, explicou o juiz na sentença.

“O Município de Paço do Lumiar tem conhecimento das ocupações e foi conivente com elas, omitindo-se do seu dever de zelar pelo adequado ordenamento territorial e pelo controle da ocupação e uso do solo urbano. Friso que os bens de uso comum do povo não são passíveis de utilização exclusiva por parte de determinado particular, sob pena de desvirtuar sua destinação afeta ao uso comum. Em situações de lesão ao meio ambiente, embora dolorido ao julgador determinar desocupações de áreas que há bastante tempo possam estar ocupadas, mesmo que irregularmente, a decisão judicial tem o condão de tutelar interesses não apenas das presentes mas também das gerações futuras”, avaliou.
“Destaco que esta decisão impõe ao Município de Paço do Lumiar a obrigação de demolir todas as edificações erguidas na Área Verde 2, e não somente as pertencentes aos ocupantes que constam do polo passivo”, finalizou o magistrado

Dessa forma, Dutra que um dia disse que iria lutar por essas pessoas, gritando em carro de som para se eleger agora será o mesmo que demolirá as ocupações. Quem perde é a comunidade por acreditar em promessas de políticos em busca de se elegerem. 

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Familiares de Domingos Dutra falam sobre pressão para filiação partidária



Em uma rede social (Facebook), familiares do prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), alegam em diálogo informal terem sido pressionados pelo atual prefeito a se filiarem no seu partido.

Na postagem, um deles chega a comentar: "Ele não está com essa bola pra obrigar alguém a alguma coisa". Numa clara afirmação de terem sido cooptados a aumentar a filiação partidária comunista em Paço do Lumiar.

Claramente na conversa entre os parentes, fica mais óbvio o desgaste sofrido pelo comunista também na esfera familiar, já que ambos reconhecem o fracasso de Dutra à frente da gestão municipal. Considerado pelos luminenses como o PIOR prefeito que o município já teve. Ainda mais tendo a reprovação até mesmo pela família, como mostra a imagem.

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Jovens de Paço do Lumiar levam alegria às crianças de várias comunidades.



Na tarde desta sexta (12 de outubro), alguns jovens de Paço do Lumiar se reuniram e levaram muita alegria e diversão a comunidade da Maioba e Vila do Povo.
Os jovens levaram brinquedos, lanches e muitas brincadeiras.



A tarde foi regada a muita diversão, alegria e energia positiva. Felicidade garantida entre as crianças, as brincadeiras foram o auge da tarde, como: corrida do saco, dança das cadeiras entre outras.



A comunidade que já realiza essa atividade há mais de 20 anos, teve no dia de hoje a colaboração da juventude de Paço do Lumiar, organizada por Jonilson Ribeiro. Segundo ele "as crianças são uma bênção de Deus nas suas famílias. Elas são frágeis e por isso devem ser amadas e protegidas. Daí parte a motivação para realizar a festa."
Ao final, mais de 100 crianças participaram da grande festa, recebendo muitos brinquedos. Um dia de alegria, afeto e amor promovido pelos jovens de Paço do Lumiar. Veja mais imagens da festa: